sábado, 25 de junho de 2011

"Trois couleurs: Bleu, Blanc, Rouge"


                                                                                                                       
"Trois couleurs: Bleu, Blanc, Rouge" (1992/93/94).

Resumo: Em 1992, o cineasta polaco Krzysztof Kieslowski empreendeu a trilogia "Três Cores: Azul, Branco, Vermelho", que jogava em torno dos temas, liberdade, igualdade e fraternidade. Produzidos por Marin Karmitz, estes três filmes encontram-se entre os grandes sucessos do cinema europeu, e foram consagrados por diversas vezes em vários festivais internacionais.  Quase vinte anos depois da sua concretização, a trilogia de Krzysztof Kieslowski é considerada obra única na história do cinema, de uma densidade excepcional.

Sinopse: Em Azul, Julie (Juliette Binoche) enfrenta a desgraça, que surgiu de repente numa estrada. Depois do luto, o azul torna-se para ela símbolo de liberdade. Branco começa com o divórcio de um polaco e de uma francesa, e termina com os seus estranhos reencontros. Sob o tema da igualdade desencontrada, é um filme sobre um louco amor. Em Vermelho, Valentine é uma jovem modelo, que vive em Genebra. Quando um dia atropela um cão por acidente, acaba  conhecendo um juiz aposentado, que se entretém a ouvindo conversas telefônicas dos seus vizinhos, alimentando desta forma o seu cinismo e o seu desprezo pela humanidade.

Principais intérpretes: Em Azul: Juliette Binoche, Benoit Regent. Em Branco: Zbigniew Zamachowski, Julie Delpy. Em Vermelho: Jean-Louis Trintignant, Irène Jacob.

Nenhum comentário: